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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
BORBA, Kátia Pereira de e CLAPIS, Maria José. Desenvolvimento profissional docente em tempos de neoliberalismo acadêmico: o que pensam professores enfermeiros. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260036. Epub 09-Jun-2021. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260036.
Partindo-se da premissa que o desenvolvimento profissional docente tem profunda relação com o exercício da docência, realizou-se um estudo de caso naturalístico, que objetivou analisar a percepção de professores enfermeiros atuantes em um curso de Enfermagem de uma Universidade Pública, sobre os aspectos que envolvem o desenvolvimento profissional docente e o exercício da docência. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, mediante aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, em que participaram 30 professores. Verificou-se que os professores enfermeiros entendem a função primordial da universidade pública como uma instituição social, consentem com a sua função hegemônica contemporânea, enquanto organização social e percebem a sua estrutura física, como elemento contribuinte para o desenvolvimento profissional docente. Compreendeu-se que o desenvolvimento profissional docente de professores enfermeiros universitários exerce influência sobre o exercício da docência.
Palavras-chave : ensino; educação em enfermagem; docente de enfermagem; prática do docente de enfermagem.