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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260095. Epub 15-Dez-2021. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260095.
O artigo analisa a profissão docente no Brasil pela identificação de segmentações históricas que interferiram na constituição dos professores como um grupo profissional homogêneo. Na primeira seção, com base em uma revisão bibliográfica de estudos históricos, políticos e estatísticos, buscou-se compreender as formas históricas de segmentação que caracterizaram a constituição da profissão docente no país. Na segunda, discutem-se novas segmentações na profissão docente resultantes das reformas educacionais das últimas décadas. Essas reformas, guiadas pelos princípios da nova gestão pública, promoveram importantes mudanças na gestão escolar que resultaram na fragmentação da profissão docente. Na última seção, o texto mostra tendência à maior individualização da profissão docente mediante políticas de responsabilização, mas também da formação de professores e políticas de carreira.
Palavras-chave : profissão docente; professores; educação básica.