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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
SILVA, Nayara Stefanie Mandarino e SANTOS, Elaine Maria. A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PERÍODO POMBALINO: ENTRE REPRESENTAÇÕES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260091. Epub 11-Dez-2021. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260091.
Os estudos acerca do pombalismo são permeados por paradoxos e, muitas vezes, apresentam caricaturas ideológicas. Nesse sentido, faz-se necessário revisitar a historiografia que se debruça sobre esse período (1750-1777), a partir de uma perspectiva crítica. Dada essa problemática, este artigo, que trata especificamente da instrução pública, objetivou analisar as representações acerca das reformas pombalinas na instrução pública que perpassam livros e publicações em periódicos. Foram encontrados oito grupos de representação: Pombal como unificador, libertador dos índios, criador da escola pública, revolucionário, eficiente, modernizador, promotor da decadência da educação e poderoso/centralizador.
Palavras-chave : instrução pública; pombalismo; representação.