Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues; CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; OLIVEIRA, Wenderson Silva e FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Sensibilidade analítica em educação: sobre as potências das (auto)biografias na pesquisa-formação com professoras/es iniciantes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270003. Epub 17-Fev-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270003.
Este ensaio discute a perspectiva (auto)biográfica como sensibilidade analítica em pesquisas com formação docente e desenvolvimento profissional, direcionando-se, especialmente, à pesquisa com professoras/es iniciantes na carreira. O debate que levantamos, fruto das discussões em nosso grupo de pesquisa, centra-se na dimensão sensível a fim de trazer contribuições para se refletir a respeito das experiências-vividas e de suas escritas, atravessadas pelos cotidianos escolares. Nessa direção, nossa defesa parte de reconhecer narrativas (auto)biográficas e suas “escrevivências” como ferramentas potentes para a compreensão dos primeiros anos da docência e de processos de indução.
Palavras-chave : (auto)biografia; pesquisa-formação; narrativas; professoras/es iniciantes.