Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
MORAES, Thais Palmeira; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães e MAGALHAES, Justino Pereira de. Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270018. Epub 24-Fev-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270018.
Com o intento de compreender como viveu, no interior do Brasil, a população infantil pobre no início do século XX e de dar visibilidade a esse segmento e à formação educativa que a ele foi destinado, este artigo apresenta e analisa o acolhimento que crianças pobres e indígenas receberam em uma escola confessional feminina, localizada em Corumbá, Mato Grosso. As análises foram desenvolvidas com base em bibliografia e dados documentais, confrontados e completados com entrevistas a pessoas que, quando crianças, estudaram no referido colégio. Verificou-se que, nessa instituição, havia duas realidades educativas, uma para as alunas regulares, envolvidas com atividades majoritariamente escolares, e outra, educativa-assistencial, para as meninas acolhidas, que se ocupavam sobretudo com atividades domésticas.
Palavras-chave : escola confessional; crianças pobres; Roda de Expostos; Mato Grosso.