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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
SANTOS, Magda Gisela Cruz dos e PALUDO, Conceição. Neoruralismo pedagógico: a formação dos trabalhadores do campo no projeto neodesenvolvimentista brasileiro (2001–2016). Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270104. Epub 11-Nov-2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270104.
Para compreender a perspectiva de formação proposta pelo Estado nas políticas de Educação do Campo do período neodesenvolvimentista (2001–2016), analisamos a relação dessas políticas com o projeto de desenvolvimento. Com base no referencial teórico metodológico do Materialismo Histórico-dialético, realizamos análise documental, investigação de dados estatísticos sobre a questão agrária e revisão de bibliografia. Como principal resultado da pesquisa, constatamos que a formação dos trabalhadores do campo, proposta pelo Estado no período neodesenvolvimentista, configurou o que denominamos de neoruralismo pedagógico, uma perspectiva de formação que tem por objetivo central a adequação da força de trabalho do campo às novas demandas da reestruturação produtiva, no contexto da acumulação flexível. Para isso, promove a reconfiguração da proposta de adaptação psicofísica dos trabalhadores, transmutando-a para a educação socioprofissional.
Palavras-chave : neoruralismo pedagógico; política pública de educação do campo; neodesenvolvimentismo; formação dos trabalhadores do campo.