Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280010. Epub 18-Jan-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782022280010.
De enfoque teórico, o presente artigo apresenta noções da neurociência, como neuroplasticidade e funções nervosas superiores (atenção, memória, motivação, emoções e funções executivas), estabelecendo relações entre elas e a aprendizagem. Assim, a partir de revisão de literatura e síntese das informações, temos por principal objetivo articular as contribuições da neurociência às práticas pedagógicas. Ao fazê-lo, esperamos contribuir para reflexões voltadas à promoção de aprendizagens ainda mais significativas aos estudantes.
Palavras-chave : neurociência; educação; neuroplasticidade; funções nervosas superiores; aprendizagem significativa.