Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
FERREIRA, Luciana Haddad; AGUIAR, Thiago Borges de e BOLLIS, Renata Augusta Ré. Agradecimentos em teses e dissertações da área de Educação: um pouco de mim, um pouco de nós. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280001. Epub 19-Jan-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280001.
Neste artigo, refletimos sobre a escrita de agradecimentos em teses e dissertações na área de educação. Selecionamos uma amostra de textos de cinco programas de pós-graduação de universidades públicas, um em cada região do país. Fizemos uma leitura indiciária dos textos, partindo do caráter autobiográfico e narrativo desse tipo de escrita. Encontramos aspectos ligados à religiosidade; relações afetivas e familiares; convivência com o orientador, professores e funcionários da universidade; vínculos de amizade e coleguismo; e apoio de agências de fomento. Sinalizamos marcas de reconhecimento das dificuldades e a persistência na pesquisa e escrita; formalidade, ironia ou estratégia de protesto; a reflexão do percurso; e a percepção do próprio processo formativo. Concluímos com o caráter político da escrita dos agradecimentos, considerando seu compromisso social com a produção do conhecimento e com o processo coletivo e humanizador do trabalho investigativo em educação.
Palavras-chave : agradecimentos; produção acadêmica; escritas (auto)biográficas.