Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
CARVALHO, Maria Andresiele Andrade e MOURA, Diego Luz. A entrada na carreira docente: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280022. Epub 08-Fev-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280022.
Este artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a entrada na carreira docente no período de 2000 a 2018. As bases de dados utilizadas para o levantamento foram a Scientific Electronic Library Online e a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática, de caráter exploratório. Os resultados indicaram três aspectos fundamentais: a construção de ações de socialização e acompanhamento do professor iniciante; ações de formações inicial e continuada com maior aproximação entre a universidade e a escola, de modo que se dialogue com as demandas da escola; e criação de programas de formação de professores com inserção do desse futuro profissional no ambiente escolar. Concluímos que a área avançou em identificar as dificuldades e os desejos dos professores, mas pouco avançou em criar e analisar os efeitos de ações objetivas realizadas diretamente com os iniciantes.
Palavras-chave : desenvolvimento profissional; professores iniciantes; choque de realidade; socialização; formação.