Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
MULLER, Ana Paula Krein e QUARTIERI, Marli Teresinha. Metodologia de Estudos de Aula com professoras dos anos iniciais: inserção de práticas experimentais e tecnológicas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280044. Epub 19-Fev-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280044.
Este artigo apresenta reflexões de professoras da pré-escola e dos anos iniciais. O objetivo foi investigar potencialidades da metodologia de Estudos de Aula no desenvolvimento profissional. A intervenção ocorreu durante os encontros de formação, utilizando-se a metodologia para aprimorar as práticas pedagógicas e inserir recursos tecnológicos e experimentais. Foram desenvolvidos quatro ciclos, que envolveram planejamento; aplicação e observação; avaliação e replanejamento; e avaliação final das atividades. Para coleta de dados, utilizaram-se as gravações dos encontros e o diário de campo de uma das pesquisadoras. Destaca-se que as professoras avaliaram a metodologia como produtiva para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. A pesquisa evidenciou que a formação auxilia nas defasagens conceituais de docentes, sendo promissora para o seu desenvolvimento profissional, pois instiga posturas investigativas e colaborativas e incentiva a reflexão e a pesquisa em aula e a aprendizagem dos alunos.
Palavras-chave : Estudos de Aula; pré-escola e anos iniciais; recursos tecnológicos; atividades experimentais.