Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
BRAIDO, Luiza da Silva et al. Análise dos Movimentos de Sentidos na pesquisa em Educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280087. Epub 06-Set-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280087.
Descreve-se a Análise dos Movimentos de Sentidos, como fundamento teórico-metodológico para a pesquisa em Educação. Inicialmente, são apresentados o contexto e as bases, para, na sequência, descrever procedimentos e fases de aplicação da Análise dos Movimentos de Sentidos . Nesse percurso, põe-se em relevo a perspectiva dialética, as noções de movimento e sentido, sempre em relação ao discurso. Para elaboração do texto, como uma espécie de metalinguagem, aplicou-se a Análise dos Movimentos de Sentidos, produzindo dados por meio da pesquisa bibliográfica e sistematizando-os nos sentidos que compõem os argumentos. Como todo sentido está sempre em movimento, as considerações finais reiteram a necessidade de se entender que não há, na pesquisa em Educação, um fim absoluto, mas um contínuo movimentar-se de sentidos e renovadas demandas de estudo.
Palavras-chave : Análise dos Movimentos de Sentidos; pesquisa em Educação; discursos; sentidos.