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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
RAMOS, Eliane de Souza e LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista. “Pessoa com deficiência” e “pessoa sem deficiência” na escola para todos: um convite à suspensão. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280104. Epub 20-Out-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280104.
As expressões “pessoa com deficiência” e “pessoa sem deficiência” têm sido utilizadas na escola comum para identificar os alunos. Uma escola para todos é aquela que considera a diferença e a singularidade de cada estudante e que não recorre a categorias que os inferiorizam para representá-los. Consideramos o Atendimento Educacional Especializado essencial no estudo das situações inacessíveis que têm justificado a imposição da deficiência a alguns alunos. Propomos neste artigo o uso comprometido e consciente de documentos legais que categorizam os alunos que são público-alvo da Educação Especial, com o intuito de assegurar a cada um deles o direito à Educação. No entanto, sugerimos que a escola comum procure suspender as categorias quando planeja e desenvolve o trabalho educacional e pedagógico. Com isso haveria, ainda que momentaneamente, uma transferência da “deficiência” atribuída aos alunos às situações inacessíveis que os atingem.
Palavras-chave : inclusão escolar; escola para todos; deficiência; diferença; diversidade.