Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
MUNOZ, Daniel Ríos e ARAYA, David Herrera. FEEDBACK DO PROFESSOR E AUTOAVALIAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR: A INOVAÇÃO AVALIATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2023, vol.28, e280123. Epub 23-Nov-2023. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280123.
Este artigo analisa os resultados do processo de feedback e autoavaliação dos professores no quadro de uma inovação na prática avaliativa na formação de professores. A inovação foi realizada em dois cursos de Pedagogia geral básica de uma universidade pública chilena. Com uma metodologia mista, duas escalas de avaliação foram aplicadas aos alunos para avaliar o feedback e a autoavaliação. Além disso, foram realizadas entrevistas individuais com os alunos para aprofundar a contribuição da inovação em sua aprendizagem. Os alunos valorizam positivamente o feedback e a autoavaliação, uma vez que permitem o desenvolvimento de uma formação pedagógica reflexiva, crítica e autocrítica. No entanto, existem problemas quanto à capacidade de feedback para fortalecer seu desempenho e sua integração no processo de meta-avaliação. Conclui-se que o desenvolvimento de inovações avaliativas é importante para melhorar a formação inicial dos professores.
Palavras-chave : inovação educacional; feedback do professor; autoavaliação; formação inicial de professores.