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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
PRATES, Adriana Pedrassa e AQUINO, Julio Groppa. O encontro arte-museu-educação e a invenção de espectadores-alunos perenes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290005. Epub 05-Fev-2024. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290005.
O presente estudo visa oferecer uma imersão analítica nos discursos sobre as práticas expositivas de arte e sua vinculação ao discurso educativo, com vistas ao questionamento das assertivas que sustentam tal confluência discursiva. A argumentação opera em favor da hipótese de que a noção de democratização do acesso aos bens artístico-culturais - secundada majoritariamente por dados que atestam, hoje, altos índices de visitação a museus e espaços afins - diz respeito, antes, à consolidação de um sofisticado processo de pedagogização da arte deflagrado desde o momento em que se assistiu à forja histórica do encontro arte-museu-educação, no final do século XVIII. Sob tal perspectiva, a noção foucaultiana de governamentalidade foi acionada de modo a situar a inelutável vinculação do referido encontro com a produção de determinados modos de existência condicionados à forma de alunos-espectadores perenes.
Palavras-chave : Arte; Museu; Educação; Pedagogização; Governamentalidade.