SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Educação de crianças pequenas e em tenra idade na Colômbia, 1870-1930Imaginários sobre a educação física escolar no interior do Amazonas: registros de percepções e possibilidades de transformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEDREIRA, Andre Luiz Simões  e  CRUZ, Giseli Barreto da. Trajetórias formativas em cena: razões da docência em filosofia à docência em filosofia da educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290015.  Epub 12-Mar-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290015.

Este artigo teve por objetivo analisar aspectos que estão contidos na motivação de professores formadores que lecionam Filosofia da Educação no curso de Pedagogia. Como campo empírico da pesquisa foram definidos os cursos de Pedagogia de duas universidades públicas, escolhidas em razão da tradição na oferta desse curso, ou seja, uma desde 1939 e outra desde 1984. A pesquisa dirigiu-se pela análise de conteúdo das falas em forma de entrevistas de oito professores de Filosofia da Educação. As análises foram desenvolvidas com base em quatro eixos interpretativos: a escolha pela docência; a docência como atividade inventiva; do ensino de Filosofia ao ensino de Filosofia da Educação: entre liberdade e imposição; ser professor formador de Filosofia da Educação. As constatações da pesquisa indicaram que a opção pela Filosofia deu-se: i. por vocação; ii. por motivação advinda de dentro e fora do processo de escolarização; iii. por mediação de um professor.

Palavras-chave : Professor Formador; Docência; Subjetivações Docentes; Filosofia da Educação; Pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )