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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CAMARA, Sheila Gonçalves  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Estressores acadêmicos como preditores da síndrome de burnout em estudantes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290020.  Epub 10-Mar-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290020.

A Síndrome de Burnout em estudantes é um sentimento de esgotamento devido às demandas do estudo, decorrendo em uma atitude de descrença e um senso de ineficácia da formação profissional. O objetivo do estudo foi identificar o poder preditivo dos estressores acadêmicos sobre a Síndrome de Burnout em uma amostra de 1.169 estudantes universitários. Como instrumentos foram utilizados a Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout em Estudantes Universitários, um questionário sociodemográfico e acadêmico e um questionário de estressores acadêmicos. Os estressores que predisseram a Síndrome de Burnout foram: relação com professores, conciliar estudo e lazer, muitas disciplinas para cursar, relação com colegas, realizar trabalhos extraclasse, realizar provas e trabalhos de aula, realizar provas e trabalhos de aula, e conciliar estudos/estágio profissional. Os resultados sugerem a necessidade de intervenção nos estressores acadêmicos presentes no contexto universitário.

Palavras-chave : Síndrome de Burnout; Estresse Acadêmico; Estudantes Universitários.

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