SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Estressores acadêmicos como preditores da síndrome de burnout em estudantesItinerários de Ludvig Kumlien e a divulgação da ginástica sueca na França (1895-1921) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Coisas que em crianças viram, reminiscências que em adultos contam: a institucionalização da escola primária na província do Paraná através de egodocumentos (1854-1889). Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290034.  Epub 26-Mar-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290034.

O artigo investiga a institucionalização da escola primária na Província do Paraná do ponto de vista da criança, por meio de egodocumentos produzidos por adultos que, na meninice, frequentaram as escolas da região e, nessas escritas de si, legaram testemunhos sobre suas experiências de escolarização no tempo da infância. O recorte temporal abarca o período provincial paranaense, de 1854 a 1889. Num primeiro momento, analisa as práticas educativas e o papel dos professores primários na institucionalização da escola pública primária conforme percebido pelas crianças que foram seus alunos. Em seguida, investiga a constituição dos tempos escolares como elementos demarcadores de identidade e lugar da escola na vida das crianças e na sociedade paranaense provincial. Conclui-se que a história baseada nos egodocumentos que se pode escrever é a da institucionalização da escola primária num outro nível temporal e social: o vivenciado e percebido pelas crianças

Palavras-chave : Criança; Egodocumentos; História da Educação; Paraná; Século XIX..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )