SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Educação política, violência, resistência: a formação da consciência e o enfrentamento ao autoritarismo e à agressividadeLiderança moral pedagógica: percepções dos alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FERRAROTTO, Luana  e  GARCIA, Marta Fernandes. O lugar da avaliação nos projetos pedagógicos das licenciaturas em Matemática de uma instituição pública de São Paulo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290040.  Epub 05-Abr-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290040.

O artigo analisa o espaço que a avaliação educacional ocupa nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática de uma instituição pública de São Paulo, buscando responder à pergunta: como os cursos de licenciatura em Matemática da referida instituição compreendem e abordam, em seus projetos pedagógicos dos cursos, os conteúdos relacionados à avaliação educacional e que espaço a ela é reservado nesses documentos? Foi empreendida análise documental dos 12 projetos pedagógicos desses cursos existentes na instituição. Ainda no tratamento dos dados, foi conduzido um processo de análise de conteúdo para categorização das diferentes concepções de avaliação presentes nos documentos. Os resultados evidenciam que o campo da avaliação possui, de maneira geral, pouco espaço na organização curricular dos cursos e que seus diferentes níveis (aprendizagem, institucional e em larga escala) nem sempre estão presentes e articulados nesses documentos que orientam o processo formativo dos/as professores/as de matemática.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Formação de professores/as; Projeto pedagógico de curso.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )