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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

VALDIVIA, Alejandra Crocco  e  COFRE, María Beatriz Fernández. Padrões, autonomia e internacionalização: responsabilização da pós-graduação no Chile. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290054.  Epub 22-Maio-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290054.

A responsabilização expandiu-se globalmente no ensino superior. Este artigo examina as continuidades e mudanças nos problemas, soluções e incentivos utilizados para promover políticas de responsabilização em programas de doutorado no Chile, mediante seu credenciamento, entre 2006 e 2020, analisando as estruturas interpretativas de 20 documentos. Os resultados identificam dois períodos. O primeiro discute a necessidade de garantir a qualidade e instalar um sistema de credenciamento. O segundo ressalta a necessidade de sofisticação a fim de internacionalizar os programas. Ambos enfatizam a definição de normas e resultados. As conclusões destacam as semelhanças e diferenças na lógica da responsabilização. Este estudo pode orientar a análise crítica do credenciamento de pós-graduação em outros países.

Palavras-chave : Educação Superior; Acreditação; Responsabilização.

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