SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Afetividade, gênero e cuidado. Contribuições para a área de EducaçãoO movimento Escola sem Partido: entre o controle político da atividade docente e as tentativas inconstitucionais de retomada da censura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FIGUEROA-CESPEDES, Ignacio et al. Estão por aí?: Situações sociais em uma experiência de formação contínua de professores a distância, no contexto da COVID-19. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290051.  Epub 22-Maio-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290051.

A pesquisa visa compreender as situações sociais vivenciadas em um programa de Formação Continuada de Professores com foco na Experiência de Aprendizagem Mediada, com base nas perspectivas da equipe de treinamento. O caso foi desenvolvido no Chile em modo remoto, por conta da pandemia de COVID-19. Uma metodologia qualitativa de projeto narrativo foi aplicada, utilizando-se registros etnográficos e entrevistas. Os resultados mostram três cenários de interação em um contexto virtual: câmeras desligadas, baixa participação e controvérsia em relação à proposta de treinamento. Nestas situações, a equipe de treinamento experimenta emoções de desconforto, tristeza e frustração quando não vê a presença e envolvimento do grupo de professores participantes, desenvolvendo performances interativas. A importância de elaborar experiências considerando a novidade do contexto é discutida a fim de se conseguir uma adaptação efetiva dos diferentes cenários de interação.

Palavras-chave : Formação Contínua de Professores; Aprendizagem Online; Interação Educativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )