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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GARCIA, Miliandre  e  DIAS, Jennifer Caroline. O movimento Escola sem Partido: entre o controle político da atividade docente e as tentativas inconstitucionais de retomada da censura. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290055.  Epub 22-Maio-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290055.

A proposta deste artigo consiste em articular duas dimensões do movimento Escola sem Partido (ESP): como evento político inserido no campo da história do tempo presente, mais especificamente da história imediata, e como expressão de práticas culturais vinculadas a fenômenos de longa duração da história do Brasil, como a censura e o autoritarismo. Argumenta-se que, apesar de situar-se no âmbito das relações da sociedade civil, o ESP buscou institucionalizar uma forma de controle docente dentro do Estado brasileiro, que, desde a aprovação da Constituição de 1988, proíbe o exercício de qualquer tipo de censura. Como referencial teórico-metodológico, utiliza-se o arcabouço da história do tempo presente e da história política renovada.

Palavras-chave : História imediata; Brasil; Escola sem Partido; Censura; Sociedade civil.

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