SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29O movimento Escola sem Partido: entre o controle político da atividade docente e as tentativas inconstitucionais de retomada da censuraMúltiplos sentidos da inclusão da pessoa com deficiência intelectual em processo de envelhecimento: narrativas familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FERNANDEZ, Francisco Javier Amores; RUIZ, Miguel Ángel Gómez; REAL, Maximiliano Ritacco  e  GIL, Mónica María López. A gestão escolar e seu funcionamento na perspectiva da identidade profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2024, vol.29, e290050.  Epub 22-Maio-2024. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782024290050.

O principal objetivo da pesquisa é analisar a gestão escolar do ponto de vista da identidade profissional dos gestores escolares, partindo da ideia de que o sucesso de suas práticas depende, em grande medida, de como se configura sua identidade profissional. Com uma abordagem biográfico-narrativa, as vozes de 12 diretores de centros educacionais públicos selecionados por meio de amostragem intencional contam como vivem e constituem sua identidade no desenvolvimento de suas funções. Foram realizadas três entrevistas a cada participante, nas quais se recolheu informação sobre a configuração da identidade profissional, tendo em conta a carreira anterior e a identidade profissional e o exercício da liderança escolar e da identidade profissional. Os resultados referem-se a estas dimensões de análise: perspetiva interna da identidade profissional e dupla identidade; identidade para os outros; e construção da identidade no exercício diário da gestão.

Palavras-chave : Gestão Escolar; Identidade Profissional; Diretores; Professores; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )