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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
CANOTILHO, Marta Martins. A integração de crianças portadoras de deficiência física no ensino regular segundo a perspectiva de seus pais. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.15-26. ISSN 1413-6538.
O presente trabalho pretende investigar o processo de integração de crianças portadoras de deficiência física na rede de ensino regular segundo a perspectiva de seus pais. Por meio de relatos de seis mães de crianças portadoras de deficiência física, foram analisados 4 aspectos do processo de integração escolar (acesso à escola, ambiente físico, adaptação funcional e social). As mães relataram que a atitude do professor favoreceu o processo de inclusão ao ambiente escolar. No entanto, foram encontradas dificuldades no acesso à escola e ausência de adaptações funcionais e do ambiente físico (presença de barreiras arquitetônicas) que contribuíram para a segregação das crianças portadores de deficiência física no ambiente escolar.
Palavras-chave : Deficiência Física; Integração Escolar; Pais de Alunos.