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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
DIAS, Tárcia et al. A visão de profissionais multiplicadores em um programa de capacitação com enfoque bilíngüe. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2002, vol.08, n.02, pp.169-182. ISSN 1413-6538.
A questão da formação do educador é muito importante, principalmente com as atuais mudanças na educação e com as propostas do bilingüismo que culminaram com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como a forma de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil. Tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento continuado de profissionais que trabalham com alunos surdos, propuseram-se parcerias com três escolas públicas de Ribeirão Preto e região, visando capacitar profissionais representantes das instituições parceiras, ouvintes e surdos, a implementarem um atendimento educacional bilíngüe, semelhante ao de um serviço de extensão universitária. O programa de capacitação foi organizado, semanalmente, contemplando as seguintes fases: observação sistemática e participação nas práticas dos diversos setores do serviço de extensão; formação teórica em grupos de estudo e implementação supervisionada do modelo, nas suas escolas. Para ajudar a avaliar esse programa foram propostas entrevistas, contendo questões abertas, com os profissionais representantes das instituições parceiras. Os resultados mostraram que a participação no atendimento possibilitou: trocas entre profissionais e reflexão sobre a própria prática; melhorar a comunicação professor-aluno surdo; desenvolver um senso crítico no aluno surdo; ampliar os serviços nas escolas, principalmente quanto à proposição e desenvolvimento de trabalho com as famílias; melhorar o atendimento educacional; e atualizar os profissionais no bilingüismo. Os representantes manifestaram necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a estrutura da língua de sinais e sobre métodos de ensino a surdos. Os profissionais surdos relataram dificuldades para compreender os textos e acompanhar as aulas teóricas. Concluiu-se que o programa de capacitação cumpriu os objetivos propostos e veio ao encontro de uma necessidade atual, chegando a modificar a política de ensino a surdos na região.
Palavras-chave : Surdez; Bilingüismo; Formação de Profissionais.