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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
ROSSIT, Rosana Ap. Salvador; ARAUJO, Priscila Mara de e NASCIMENTO, Marisa Helena do. Matemática para deficientes mentais como objeto de pesquisa: análise e perspectivas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.119-142. ISSN 1413-6538.
O presente trabalho tem como objetivo organizar e sistematizar as pesquisas desenvolvidas para o ensino de habilidades matemáticas para pessoas com deficiência mental. A análise da literatura nessa área poderá auxiliar os profissionais e pesquisadores da educação a reconhecer a importância desse tema no processo educacional do deficiente mental. A análise e discussão das pesquisas foi direcionada para os aspectos da aplicabilidade e da manutenção das relações aprendidas, proporcionando uma oportunidade para: (a) examinar que tipo de intervenção tem sido conduzida; (b) descrever as características da população classificada como deficiente mental que tem participado desses estudos; (c) sintetizar e discutir os resultados obtidos através dos diferentes procedimentos de ensino; e (d) oferecer sugestões para futuras pesquisas.
Palavras-chave : Análise Matemática; Deficiência Mental; Educação Especial; Ensino de Matemática.