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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
RODRIGUES, Leda Maria Borges da Cunha e CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. Educação a distância e formação continuada do professor. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.04, pp.615-627. ISSN 1413-6538.
Tem sido significativo o papel da Educação a Distância (EaD) na formação continuada de docentes. Assim, esta pesquisa teve como objetivo levantar e analisar dados em relação à sua utilização para formação continuada de professores quanto ao processo de inclusão da pessoa com deficiência. Construído e aplicado questionário semiestruturado, participaram da pesquisa 182 alunos do Curso a distância da Unesp-Bauru/SP, realizado em parceria com o Ministério da Educação. Os resultados indicam que a flexibilidade de horário e o atendimento a grande número de alunos, em diferentes áreas geográficas, destacam-se como pontos positivos desta modalidade, porém, para seu sucesso, é necessária a formação adequada dos formadores/tutores na utilização das novas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, sendo imprescindível que os alunos tenham a sensação de serem assistidos em todos os momentos, contribuindo para a construção da comunidade virtual e efetivando, na Educação a Distância, a formação de qualidade.
Palavras-chave : Educação Especial; Educação à Distância; Formação de Professores; Inclusão.