SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Síndrome de Down versus alteração de linguagem: interação comunicativa entre pais e filhosFacilitadores e barreiras percebidos por pessoas com cegueira congênita para a prática de atividade física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538

Resumo

DALOSTO, Marcília de Morais  e  ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Manifestações e prevalência de bullyng entre alunos com altas habilidades/ superdotação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.03, pp.363-378. ISSN 1413-6538.

Este estudo teve como objetivo investigar o envolvimento de alunos com altas habilidades/ superdotação com a prática de bullying, tendo como base os papéis assumidos por eles na condição de vítima, agressor e/ou testemunha. Participaram da pesquisa 118 alunos oriundos de escolas públicas (107) e escolas particulares (11) que frequentavam um programa para estudantes com altas habilidades/ superdotação, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário sobre bullying. Os resultados indicaram que os alunos com altas habilidades/ superdotação vivenciaram, nas escolas onde cursavam o ensino regular, situações de bullying, nas suas diferentes formas de manifestação, tendo sido constatado o envolvimento desses alunos com bullying tanto na condição de vítimas como de agressores e testemunhas. Dentre os comportamentos mais citados pelos participantes, na condição de vítima, encontram-se os de “zoar”/humilhar, fofocar/ fazer intrigas, atirar objetivos e excluir das brincadeiras. Na condição de agressor, excluir das brincadeiras, apelidar, atirar objetos, “zoar”/humilhar e desprezar foram os mais apontados. A maioria desses comportamentos se manifestava de forma velada, o que dificulta a identificação dessas ações, exigindo um olhar mais atento do adulto. Espera-se que o presente estudo contribua para a compreensão mais ampla do fenômeno do bullying entre os superdotados, bem como possa servir de inspiração e orientação para que sejam adotadas medidas para o enfrentamento dessa realidade, tão danosa aos alunos envolvidos.

Palavras-chave : Educação Especial; Bullying; Altas Habilidades/ Superdotação; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )