Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
GUERRA, Bárbara Trevizan; SANTO, Lady Anny Araújo do Espírito; BARROS, Romariz da Silva e ALMEIDA-VERDU, Ana Cláudia Moreira. Ensino de Ecoico em Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Revisão Sistemática de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2019, vol.25, n.4, pp.691-708. Epub 11-Out-2019. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/s1413-65382519000400010.
A literatura tem demonstrado uma grande lacuna em estudos com o objetivo de estabelecer ecoico em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim sendo, este trabalho teve por objetivo identificar o acervo de pesquisas direcionadas para o ensino de ecoico em indivíduos com TEA. A revisão foi pautada no modelo Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA). A busca, de todas as ocorrências, sem limite de tempo, até o ano de 2018, foi realizada nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Scopus, ERIC e PsicINFO. Adotaram-se as palavras-chave e marcadores boleanos autism [or] autist [or] autistic [and] echoic [and] verbal behavior. Os critérios de inclusão foram artigos em português, inglês e espanhol que estabeleceram ecoico como variável dependente em intervenções com pessoas com TEA, apresentar delineamento experimental de sujeito único e demonstrar os dados da aquisição do ecoico no decorrer das sessões de ensino. Como resultados, foram encontrados 338 artigos e, com a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados três. Os resultados corroboraram os dados da literatura que apontam o déficit de estudos com objetivo de estabelecer ecoico como alvo principal de ensino em pessoas com TEA. A maior parte dos estudos adota o ecoico como prompt para o estabelecimento de outro comportamento verbal. Ainda que escassos, os artigos apontam os efeitos de procedimentos distintos sobre a aquisição do comportamento ecoico em pessoas com TEA e com repertórios iniciais diversificados.
Palavras-chave : Autismo; Ensino; Linguagem; Ecoico; Revisão de Literatura.