Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
DINIZ, Etiene Paula da Silva e SILVA, Aline Maira da. Perspectivas de Estudantes com Deficiências Sobre Facilitadores e Barreiras nas Universidades Públicas de Mato Grosso do Sul. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2021, vol.27, e0092. Epub 15-Jun-2021. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0092.
O processo de reconhecimento e de participação de estudantes universitários com deficiências tem apresentado desafios que incitam discussões e investigações. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo analisar elementos que se constituem barreiras e/ou facilitadores que, sob a perspectiva de estudantes universitários com deficiências, se apresentam em suas trajetórias de formação acadêmica nas Universidades públicas de Mato Grosso do Sul, Brasil. A pesquisa foi realizada com caráter qualitativo, de modo descritivo exploratório, e valeu-se da técnica de grupo focal. Os resultados foram organizados em eixos temáticos. Como facilitadores da inclusão dos estudantes com deficiências na Educação Superior, os participantes relataram: presença de professores de apoio, intérpretes e monitores; disponibilização de recursos materiais; ações pedagógicas; adequação de mobiliário; acessibilidade arquitetônica; relações interpessoais positivas com colegas; concepções e atitudes positivas dos docentes; funcionamento de núcleo e/ou setor de acessibilidade; e apoio dos familiares. Concomitante e paradoxalmente, foram identificadas barreiras arquitetônicas, urbanísticas, atitudinais, comunicacionais, de informação e pedagógicas. Concluiu-se que a inclusão dos estudantes com deficiências na Universidade enfrenta obstáculos significativos, mas é preciso reconhecer que avanços também podem ser observados e indicam que modificações estão acontecendo para garantir o direito de acesso, de participação, de aprendizado e de permanência desses estudantes na Educação Superior.
Palavras-chave : Educação Superior; Inclusão; Políticas de ações afirmativas..