Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
RENDON, Maria Cristina Cardona; RAMIREZ, Rafael Uglez e CANADAS, María Consuelo Santiago. Adaptación de Tareas para Detectar el Talento Matemático en Personas con Discapacidad Visual Basada en el Análisis de las Habilidades de Visualización y la Generalización. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0048. Epub 09-Nov-2022. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0048.
Neste trabalho, analisamos as capacidades de visualização e de generalização na resolução por uma pessoa cega de duas tarefas propostas para a identificação de talentos matemáticos. A partir dessa análise, foram estabelecidas algumas diretrizes para a adaptação das tarefas e contrastadas com as competências exigidas no teste original, especialmente as relacionadas às características do talento associadas à generalização. Verificamos que as pessoas com deficiência visual requerem a manifestação de outras capacidades, tais como a memória visual e a percepção de relações espaciais, que não são essenciais na abordagem original.
Palavras-chave : Adaptação de tarefas; Deficiência visual; Generalização; Talento matemático; Visualização.