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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
CAETANO, Viviane Gislaine; MENEGASSI, Renilson José e SHIMAZAKI, Elsa Midori. O Ato Educativo de Escrita, Revisão E Reescrita Em Adultos Com Deficiência Intelectual Educational. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2022, vol.28, e0073. Epub 09-Nov-2022. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0073.
Esta pesquisa discute sobre a apropriação de conceitos científicos na escrita de adultos com deficiência intelectual. Tem como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural, o Dialogismo e a concepção de escrita como trabalho, oriunda do Interacionismo linguístico. O estudo foi desenvolvido com cinco jovens e adultos com deficiência intelectual, em situação de ensino, em projeto de extensão universitária. O percurso metodológico da “Ação no ato Educativo”, respaldada nas contribuições de Vygotski (1997a), foi a escolha para o trabalho de produção de registros coletados por meio de planejamentos de aula e de atividades desenvolvidas pelos sujeitos durante as sessões videografadas e transcritas. Os dados foram analisados de forma qualitativa. A síntese da notícia, em forma de resumo, gênero textual produzido pelos sujeitos, constituiu-se como categoria de análise e discussão para as produções realizadas. Os resultados demonstraram melhorias na qualidade discursiva dos resumos produzidos, com ampliações socioideológicas sobre o uso da escrita, a partir da noção da escrita como trabalho.
Palavras-chave : Ensino; Deficiência intelectual; Escrita; Revisão e reescrita.