SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número03Exames gerais, provão e avaliação educativaAvaliação institucional: processo doloroso de mudança; a experiência da UESC, Ilhéus, Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

DAGNINO, Renato. A GED e o movimento docente: balanço e perspectivas. Avaliação (Campinas) [online]. 1999, vol.04, n.03, pp.53-72. ISSN 1414-4077.

O artigo analisa o programa de avaliação de desempenho acadêmico, denominado Gratificação de Estimulo à Docência - GED recentemente implantado no sistema federal de educação superior pelo governo. Seu argumento central é que a ausência de um enfoque racional ao processo de elaboração de políticas educacionais, que contemple as fases de formulação, implementação e avaliação, contribuiu para controlar a agenda e faz com que o programa se constitua num exercício contra produtivo. Por um lado, ao emular um critério de qualidade exógeno e inapropriado, o governo tende a reforçar a dinâmica convencional de exploração da fronteira do conhecimento engendrada pelas empresas transnacionais dos países avançados para satisfazer suas demandas de mercado. Por outro, ao restringir sua ação à fase de avaliação, deixando de lado as duas fases prévias, o governo aumenta o vácuo existente no processo de elaboração de políticas que se encontra em expansão devido a sua deterioração e perda de legitimidade. Combinando uma visão típica de sua condição de membro da diretoria da ANDES-SN com uma perspectiva acadêmica coerente com sua atividade de pesquisa sobre análise de políticas públicas, o autor adota uma postura critica em relação ao esquema de "merit pay" implantado numa universidade como a brasileira, em vias de ser desmantelada pelo governo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )