Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
SOUZA JUNIOR, Arlindo Jose de e MEYER, Frederico da Costa Azevedo. A produção coletiva de saberes e o processo de avaliação na universidade: a presença do computador no trabalho pedagógico. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.02, pp.51-67. ISSN 1414-4077.
Neste trabalho apresentamos considerações a respeito da epistemologia de saberes sobre avaliação de disciplinas de Cálculo em diversos Cursos de Ciências Exatas. A partir de um estudo feito sobre a experiência de um grupo de docentes visando incluir o uso de softwares computacionais apropriados em processos de ensino e aprendizagem. Este estudo contempla os saberes docentes, os saberes específicos sobre a avaliação, o processo construtivo de elaboração de provas conjuntas, de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de informática e na elaboração de projetos, bem como a inclusão destes na avaliação semestral de alunos. Trechos de entrevistas e da transcrição de trabalhos de campo são apresentados. As opiniões de tutores (alunos de pós-graduação) e de monitores (alunos de graduação) são incluídas entre os saberes docentes em função das atividades por eles desenvolvidas.
Palavras-chave : Produção Coletiva de Saberes; Processo de Avaliação na Universidade; Uso do Computador no Trabalho Pedagógico.