Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
FOERSTE, Erineu e LUDKE, Menga. Avaliando experiências concretas de parceria na formação de professores. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.163-182. ISSN 1414-4077.
O artigo discute experiências de parceria na formação de professores. Partindo de uma breve contextualização do debate, introduz questões sobre o conceito de parceria. Destaca aspectos considerados relevantes nas discussões atuais no Québec sobre profissionalização docente e suas interfaces com a parceria, ressaltando contribuições desse processo para encaminhamentos interinstitucionais recentes de questões consideradas críticas na formação docente. Analisa uma experiência concreta de parceria na formação dos profissionais do ensino no Brasil. O texto indica controvérsias e possíveis conquistas que a parceria apresenta ao processo de socialização profissional do magistério, chamando a atenção para a necessidade de novas pesquisas.
Palavras-chave : Parceria; Formação de Professores; Profissionalização Docente; Universidade e Escola Básica.