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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
CASTRO, Maria da Consolação Gomes de e SOUZA, Matilde de. Avaliação Institucional da Extensão na PUC Minas: construção de uma metodologia de avaliação da extensão que contemple a sua importância no processo ensino/aprendizagem. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.04, pp.55-65. ISSN 1414-4077.
Considerando os atuais desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior do Brasil, o presente artigo pretende explicitar os princípios e a metodologia adotados pelo Programa Permanente de Avaliação Institucional da PUC Minas (PROPAV), enfocando especialmente a avaliação institucional da extensão universitária. O PROPAV pretende aferir a qualidade da prática educativa através da adoção de quatro parâmetros que, no entendimento de seus formuladores, estruturam e articulam o trabalho com o conhecimento: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a articulação teoria/prática; a interdisplinaridade e a transversalidade; a formação humanista. Este Programa tem sido desenvolvido através da metodologia participativa, portanto, obra coletiva e fundamentada no princípio da educação como bem público; na participação democrática da comunidade acadêmica e da sociedade no processo avaliativo. A avaliação da extensão centra-se no Projeto Pedagógico dos cursos como instrumento adequado para se aferir a qualidade da prática educativa e nos programas/projetos desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão.
Palavras-chave : Avaliação Institucional; Extensão Universitária; Processos de Avaliação.