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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BOCLIN, Roberto. Uso de indicadores de desempenho na avaliação institucional. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.01, pp.121-132. ISSN 1414-4077.

A avaliação institucional no Brasil adquiriu especial interesse e importância na última década tendo em vista determinações legais, inclusive da própria nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996. Com a nova legislação passaram a vigorar os indicadores de desempenho, bem como critérios, parâmetros e exigências de avaliações periódicas das IES e de seus cursos, visando aos processos de credenciamento e de reconhecimento dos seus cursos. A competitividade resultante do crescimento do ensino superior no Brasil, fruto, principalmente, da expansão das matrículas do ensino médio e da própria demanda do mercado de trabalho, aprimorada em seus requisitos de desempenho e qualidade dos recursos humanos, aponta para a necessidade de maior eficácia e eficiência que viabilize resultados satisfatórios em consonância com as expectativas da sociedade. Neste particular, tanto a auto-avaliação como os processos de avaliações externas exercem papel estratégico.

Palavras-chave : Educação Superior; Avaliação Institucional; Gestão; Planejamento; Indicadores.

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