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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
D' ALMEIDA, Alfredo Dias; MATALUNA, Mariana Beatriz e CATANI, Afrânio Mendes. O sistema universitário argentino em debate. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.89-103. ISSN 1414-4077.
Este artigo busca caracterizar o sistema universitário da Argentina a partir de uma explanação sobre o contexto internacional e nacional em que foi elaborada a Ley de Educación Superior (LES) n° 24.521/95 e de uma discussão dos principais temas que, após sua promulgação, estão em debate na sociedade argentina. Percebe-se nessa análise que princípios como gratuidade do ensino, acesso livre e autonomia administrativa, que caracterizam a história da universidade daquele país, foram colocados em xeque pela LES, em nome da "eficiência" e da "eqüidade". Percebe-se, igualmente, que tais princípios embutem a gestação de um projeto de privatização do ensino superior, comum a todos os países da América Latina.
Palavras-chave : Sistema Universitário; Argentina; Reforma da Educação Superior; Governo Menem.