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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
REIGOTA, Marcos Antonio do Santos. Ciência e sustentabilidade: a contribuição da educação ambiental. Avaliação (Campinas) [online]. 2007, vol.12, n.02, pp.219-232. ISSN 1414-4077.
No contexto político, científico e cultural da problemática ambiental, a educação ambiental tem uma história nos debates científicos e epistemológicos. A educação ambiental brasileira oferece sólidos elementos para mostrar que, apesar de todas as barreiras, outro tipo de ciência foi, está sendo feita e tende a consolidar-se. Com visões alternativas e paradigmas conseqüentes com a construção da sociedade sustentável orientada à democracia, justiça e ecologia. Sugere a análise da trajetória e a recepção dos pesquisadores para revelar o processo de constituição de conceitos (sustentabilidade) e uma área de conhecimento (educação ambiental). Constata que a construção de uma sociedade sustentável é uma constante dúvida e utopia.
Palavras-chave : Sustentabilidade; Educação Ambiental; Pesquisa.