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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
PELEIAS, Ivam Ricardo; MENDONCA, Janete de Fátima; SLOMSKI, Vilma Geni e FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade no ensino superior: análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de São Paulo. Avaliação (Campinas) [online]. 2011, vol.16, n.03, pp.499-532. ISSN 1414-4077.
Este estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção de professores da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior - IES - na cidade de São Paulo, sobre a interdisciplinaridade e sua importância na formação dos contadores. É uma pesquisa descritiva-qualitativa, com dados obtidos em entrevistas com sete professores de quatro IES. Verificou-se que a interdisciplinaridade não é adotada de forma explícita no curso e nem nas práticas de seus atores; porém, os docentes percebem sua importância para a prática pedagógica, a melhoria da qualidade de ensino e a formação discente. As falas revelaram trocas informais de ideias e de experiências de ensino no contexto universitário. Os professores mostraram-se preocupados em se inteirar do conjunto de disciplinas, mas mostraram pouco compromisso com uma integração mais planejada e uma prática de ensino compartilhada, tendo o Projeto Político Pedagógico - PPP - como o lócus prático no curso. A interdisciplinaridade é mais pensada e falada do que vivenciada. Conclui-se que, embora os professores sejam sensíveis à importância da interdisciplinaridade na formação dos futuros contadores, persiste uma distância entre o falado, o pensado e o efetivamente praticado no contexto universitário.
Palavras-chave : Contabilidade; Ensino Superior; Brasil.