SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Comentários sobre as transformações recentes na universidade pública brasileiraA avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

MIRANDA, Adílio Renê Almeida; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves; MAFRA, Flávia Luciana Naves  e  MOREIRA, Lílian Barros. Trabalho, socialização e identidade: um estudo com professoras gerentes de uma universidade pública. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.353-375. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200005.

O objetivo deste trabalho foi o de compreender como a socialização, principalmente, a organizacional, atua na dinâmica identitária de professoras que assumiram/assumem cargos gerenciais em uma universidade pública. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de caráter qualitativo, com o método de pesquisa história de vida, na qual foram entrevistadas sete professoras gerentes. Percebeu-se que as experiências e as memórias resgatadas desde a infância, assim como os processos de socialização, contribuem para a compreensão da dinâmica identitária delas. Verificou-se que alguns traços adquiridos e comportamentos aprendidos no espaço familiar ainda perduram no cotidiano de algumas. Para outras, as conquistas ao longo da vida e, principalmente, as atuais na esfera profissional, ganham sentido de superação de vivências do passado e de identidades ligadas a elas.

Palavras-chave : Socialização; Dinâmica identitária; Professoras gerentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )