Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765
Resumo
MARTINS, Letícia Martins de e RIBEIRO, José Luis Duarte. Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância. Avaliação [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.8-25. Epub 02-Jan-2019. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100002.
Este artigo tem como objetivo propor um modelo que permita avaliar o nível de engajamento do estudante da modalidade à distância. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura buscando levantar os fatores de engajamento. Após, foram conduzidos quatro grupos focados a fim de identificar fatores que geram engajamento na modalidade à distância. A seguir, foi feita uma survey para avaliar a importância dos fatores permitindo que os mesmos fossem validados por meio da realização de uma Análise Fatorial Confirmatória. Apoiado na lista de fatores e suas importâncias, foi desenvolvida uma proposta de modelo de avaliação do engajamento do estudante composto de algoritmo de cálculo.
Palavras-chave : Modelo de avaliação; Engajamento do estudante; Ensino a distância.