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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765
Resumo
DIAS, Juliana da Silva e GOMES DE OLIVEIRA, Cassius. Avaliação da educação superior no Brasil, aspectos históricos e legais. Avaliação (Campinas) [online]. 2020, vol.25, n.2, pp.238-256. Epub 09-Ago-2020. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-4077/s1414-40772020000200001.
O artigo objetiva assinalar indícios históricos e legais no que tange a avaliação da Educação Superior no Brasil, evidenciando fatos que favoreceram a construção do processo de avaliação atualmente observado. Entende-se que estudar a história é fator preponderante, para se apreender o modelo avaliativo vigente e propor mudanças nestes mecanismos tão presentes no cotidiano das IES. A escolha por uma opção metodológica qualitativa, justifica-se pelo interesse na realização de análises profundas que ultrapassem o limite da superficialidade possibilitando uma compreensão mais completa dos fatos e variáveis que tangenciam o objeto investigado. O estudo revela que fragilidades se mantém ao logo do tempo, pois já no final da Primeira República, evidenciavam-se problemas, como a falta de estrutura universitária; revelando então a necessidade de se estabelecer políticas públicas capazes de melhor estruturar a Educação Superior no Brasil.
Palavras-chave : Educação superior; Avaliação; Qualidade.