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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765
Resumo
HAAR, Ewout ter. Um método correto para calcular o indicador de valor agregado IDD do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2021, vol.26, n.2, pp.568-586. ISSN 1982-5765. https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000200012.
O trabalho investiga o indicador de “valor agregado” usado no sistema de avaliação do ensino superior Brasileiro, o chamado indicador IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) para cursos de graduação. As duas principais afirmações defendidas são que desde 2014 este indicador é calculado de forma equivocada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e que este equívoco teve consequências relevantes para as políticas públicas. O INEP usa modelagem multinível para calcular o IDD, usando um modelo linear misto com interceptos aleatórios. Em vez de identificar o IDD com os interceptos estimados, o INEP usa a média dos residuais no nível dos estudantes. É possível reproduzir exatamente os valores dos IDDs publicados pelo INEP a partir dos microdados do ciclo de 2019 usando o método equivocado. Uma comparação dos valores do IDD do INEP com aqueles obtidos usando o método correto mostra índices de confiabilidade maiores usando o método correto. Como exemplo de uma consequência relevante, determino o número de cursos que foram equivocadamente classificados com IDD “satisfatório” segundo os critérios usuais do INEP.
Palavras-chave : Ensino superior; Valor agregado; Indicadores de qualidade; IDD.