SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Um campo universitário-urbano no nordeste brasileiro: o caso da UNILABFIES, PROUNI e REUNI: caminhos inacabados para a democratização do acesso à educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

ARAUJO, Alex Viana de; VIEIRA, Fernanda David  e  MANFROI, Edi Cristina. Panorama da literatura científica brasileira sobre saúde mental na universidade: uma revisão sistemática. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023011.  Epub 05-Set-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100015.

Com o objetivo de compreender o fenômeno saúde mental no contexto de trabalho das Instituições de Ensino Superior, esta revisão sistemática da literatura analisou as publicações nacionais no período entre 2011 e 2021. O levantamento da produção acadêmica ocorreu nos Periódicos CAPES, SciELO, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Pepsic. Apenas 35 artigos atenderam aos critérios de inclusão. Os assuntos mais abordados relacionados à saúde mental dos servidores no ambiente acadêmico são: produtividade e transtornos mentais comuns, sofrimento mental/adoecimento, outros transtornos mentais, síndrome de burnout, contexto de trabalho e saúde mental. Os achados apontam para um maior número de publicações no ano de 2020, concentrados em periódicos da área da saúde, estudos empíricos, quantitativos, realizados na grande maioria em instituições públicas de ensino, preferencialmente com docentes, com predominância na região sudeste do país. Há lacunas por região, tema e categoria profissional, o que requer maiores esforços de pesquisas na área para melhor compreender o tema.

Palavras-chave : saúde mental; servidores públicos; ensino superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )