SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Modelos teóricos da evasão no ensino superior e notas sobre o contexto nacionalAvaliação de eficiência de universidades federais brasileiras: uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

ORSOLIN, Augusto Londero et al. Análise do desempenho das principais universidades que participam no World University Rankings - Times Higher Education (THE). Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023017.  Epub 13-Set-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100026.

Rankings universitários globais são importantes indicadores, que medem a capacidade das universidades de impactar a sociedade positivamente. Neste estudo, teve como objetivo analisar os fatores determinantes no desempenho acadêmico e de sustentabilidade das universidades por continentes participantes do Ranking THE. Quanto ao método, classifica-se como um estudo de descritivo, quantitativo, que considerou para análises o Produto Interno Bruto, e o nível de Sustentabilidade dos países em que as universidades se situam - no desempenho acadêmico das Universidades, mensurado por meio do ranking World University da Times Higher Education (THE). Como principais resultados, destacam-se: verificou-se uma forte relação entre as características em nível de país como PIB, IDH e a Pontuação no World University Rankings do Times Higher Education, o que sugere que as características do país influenciam no desempenho e no nível de sustentabilidade de cada universidade. Do mesmo modo, os grupos pesquisa e ensino são os mais impactantes a Pontuação Geral de melhor universidade.

Palavras-chave : sustentabilidade; desempenho; universidades.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )