SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A expansão desigual das engenharias na educação superior brasileira (2011 – 2017) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

CARNEIRO, Ana Maria; BIN, Adriana; FERRERO, Luciane Graziele Pereira  e  MORINI, Cristiano. A motivação dos estudantes de programas de pós-graduação: uma análise a partir das diferenças de perfis na área de administração. Avaliação (Campinas) [online]. 2023, vol.28, e023030.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/s1414-40772023000100050.

O conhecimento sobre a motivação dos estudantes para programas de pós-graduação é um aspecto pouco explorado na literatura. Este artigo tem como objetivo analisar os perfis e as motivações dos estudantes na área de Administração, com ênfase em programa de pós-graduação no Brasil. Por meio de uma análise longitudinal de seis anos de um programa de uma instituição pública do estado de São Paulo, Brasil, utilizando a análise de correspondência múltipla, os resultados mostram a existência de três clusters que agrupam características referentes ao motivo de escolha da instituição e do curso, experiência acadêmica, experiência profissional e características sociodemográficas. A análise dos discentes do programa mostra perfis distintos entre os estudantes de mestrado e doutorado e evidencia desafios a serem enfrentados pela gestão do programa. Também abre uma agenda de pesquisa de acompanhamento longitudinal sobre a satisfação com o programa e desenvolvimento de competências por meio dos questionários que são aplicados em diferentes fases da trajetória dos estudantes. A metodologia utilizada tem potencial para adaptação e utilização em outros programas de pós-graduação, bem como os insights são fontes potenciais de análise comparativa com outros programas semelhantes, visando ações que possam aumentar a atratividade de estudantes.

Palavras-chave : avaliação de programa; perfil do estudante; expectativas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )