Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
ZUFFI, Edna Maura e PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. O conceito de função e sua linguagem para os professores de matemática e de ciências. Ciência educ. [online]. 2002, vol.08, n.01, pp.01-12. ISSN 1516-7313.
Neste artigo, apresentamos alguns dos resultados obtidos com a observação da prática pedagógica de três professores de Matemática do Ensino Médio, ao usarem a linguagem matemática no ensino de “funções”. A partir de uma análise qualitativa dos dados, são propostas algumas categorias representativas das concepções geradas na sala de aula com o tema em questão, a partir das formas de expressão efetivamente articuladas pelos professores, junto aos seus alunos. Algumas considerações também são propostas sobre a relação entre estas concepções e o uso de uma linguagem específica para se tratar as “funções” no ensino de Química e Física.
Palavras-chave : Funções; Concepções dos Professores; Linguagem Matemática; Ensino de Matemática; Física e Química.