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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
MARTINS, Roberto de Andrade. Hipóteses e interpretação experimental: a conjetura de Poincaré e a descoberta da hiperfosforescência por Becquerel e Thompson. Ciência educ. [online]. 2004, vol.10, n.03, pp.501-516. ISSN 1516-7313.
Este trabalho descreve as pesquisas realizadas por Henri Becquerel e por Silvanus Thompson, em 1897, que são normalmente descritas como representando a descoberta da radioatividade. No entanto, o estudo histórico detalhado desse episódio mostra que os pesquisadores em questão tinham uma interpretação sobre os fenômenos que estudaram muito diferente da atual. Sua interpretação, segundo a qual haviam descoberto a “hiperfosforescência”, baseava-se nos pressupostos que guiaram seus experimentos - como a conjetura de Henri Poincaré, de que havia uma relação entre a emissão de raios X em um tubo de Crookes e a luminescência do vidro. Este estudo de caso mostra como a observação científica é guiada por idéias pré-existentes, e quão difícil é interpretar os fenômenos observados. Este exemplo histórico pode ser utilizado no ensino, para apresentar uma visão mais adequada do que a ordinária, a respeito do próprio processo de pesquisa experimental.
Palavras-chave : Becquerel, Henri; Thompson, Silvanus; Poincaré, Henri; Radioatividade; História da Física; Método Experimental; Ensino de Ciências.