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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
ALMEIDA, Argus Vasconcelos de e FALCAO, Jorge Tarcisio da Rocha. A estrutura histórico-conceitual dos programas de pesquisa de Darwin e Lamarck e sua transposição para o ambiente escolar. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.01, pp.17-32. ISSN 1516-7313.
O presente trabalho tenta estabelecer uma complementaridade teórica entre uma abordagem epistemológica- a metodologia dos programas de pesquisa de Lakatos - e uma psicológico-cognitivista - a teoria dos campos conceituais de Vergnaud - objetivando a compreensão dos programas de pesquisa lamarckiano e darwiniano em seus respectivos campos de validade. Através da análise da estrutura histórico-conceitual dos dois programas e sua transposição para o ambiente escolar, são constatados e discutidos problemas nos livros didáticos de Biologia e na pesquisa atual sobre o conceito de Evolução entre alunos de diversos níveis escolares. Como resultado destas reflexões é apontada a teoria dos campos conceituais como um instrumento analítico frutífero do processo de conceitualização dos sujeitos diante de situações envolvendo processos evolutivos.
Palavras-chave : Lamarck; Darwin; Evolução; Programas de Pesquisa; Campos Conceituais.