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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
TENREIRO-VIEIRA, Celina e VIEIRA, Rui Marques. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Ciência educ. [online]. 2005, vol.11, n.02, pp.191-211. ISSN 1516-7313.
No quadro da atual reorganização curricular do Ensino Básico português, salienta-se a idéia de que o ensino das ciências deve ser visto, acima de tudo, como promotor da literacia científica. Nesse sentido, a perspectiva CTS deverá constituir o eixo integrador e globalizante da organização e da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de capacidades de pensamento. Mas qualquer inovação, reforma ou reorganização curricular obriga a equacionar a formação de professores, enquanto a questão central da inovação curricular residir sobretudo no que os professores vão fazer das orientações curriculares para o ensino das ciências na sala de aula. Neste artigo, pretende-se dar conta de um estudo desenvolvido com a finalidade de descrever e analisar os contributos de um programa de formação continuada de professores na construção de práticas CTS. Dos resultados obtidos, concluiu-se que o programa de formação contribuiu para que os professores envolvidos promovessem práticas didático- pedagógicas com orientação CTS.
Palavras-chave : Práticas Didático-Pedagógicas; Ciência-Tecnologia-Sociedade - CTS; Programa de Formação Continuada; Professores de Ciências do Ensino Básico.